domingo, novembro 25, 2007

(Crítica) American Gangster

American Gangster (2007)
De Ridley Scott

Antes de mais, quero dizer que fui ver este filme ao cinema, porque me apetecia ir ao cinema (ver qualquer coisa, entenda-se). Perante a perspectiva de ir ver American Gangster, hesitei e torci o nariz. Porquê? Porque toda a vida embirrei com o Russel Crowe e com o Denzel Washington (neste caso, foi só até ver o Training Day - se bem que, para dizer a verdade, a embirração, apesar de menorizada, continuou a existir). Toda esta explicação serve apenas para dizer que a minha crítica estará provavelmente demasiado positiva, dado que fui ver este filme sem grande vontade e no final acabei por sair da sala bastante agradada.


Começando pelo mais fácil. Denzel Washington está bem, como sempre. O fato de homem poderoso/no topo da hierarquia, que, quer esteja do lado dos maus ou dos bons, sai sempre por cima (que veste em muitos dos seus filmes, demasiados, na minha opinião – julgo que é daí que vem a embirração ) assenta-lhe que nem uma luva. Não vejo esta interpretação como digna de grandes prémios, não propriamente pelo trabalho de Denzel, mas mais pela não ultra grandiosidade da personagem (afinal de contas, o papel de gangster-chefe está mais que visto e é praticamente imelhorável, graças aos Padrinhos). Já Russel Crowe fascinou-me um pouco mais (again, devido à embirração existente à priori) e gostei de o ver num papel de um homem com um carácter bastante transparente e, já agora, com sotaque americano.

A história é interessante. Entretém quase sempre e aborrece muito pouco (tendo em conta que são duas horas e meia de filme). Eu, como sempre gostei de ver filmes baseados em factos verídicos, acho que, neste caso, este foi um factor que contribuiu para me manter mais atenta (para uns o prazer é olhar para o acidente de viação que aconteceu 2km à frente, para outros é saber o que é que aconteceu aos mauzões da vida real).

Apesar de o começo do filme parecer querer anunciar que nos esperam umas horas de um controlo de bairro bastante hardcore, quando o que acaba por sobressair é quão isoladas as duas personagens estão nos seus respectivos meios e quão inteligente e subtil é este Gangster Americano, este filme não é, no fundo, mais do que um retratar do sonho americano [tornado realidade], mas numa versão menos lícita e com mais sangue.

É um bom filme, para quem não levar expectativas demasiado elevadas, mas não chega a alcançar o lugar de futuro clássico, que tanto parece desejar.

7/10

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, novembro 09, 2007

(notícia) Shrek One Thousand


Sim, é verdade. Mais um. E o nome é: Shrek Goes Fourth. Estreia lá para 2010.


A título de curiosidade estúpida, aqui ficam os nomes que o site i watch stuff tão dedicadamente sugeriu para o quinto, sexto...etc filmes da saga:

Shrek is F*cking 5tupid

This Makes Six Terrible Shrek Movies You've Watched

Shre7en

Shrek Eight a Lot (because he's fat!)

Shrek [Whatever Shrek's Surname is] (Shrek deals with aging)

Shrek X (featuring Shrek as a cyborg)


Nota: a imagem foi produzida pelo fila do meio. Oh yeah! Viva o Paint!

Etiquetas:

(poster) Rambo



Stalonne, o novo Che!

Etiquetas: , ,

(trailer) The Mist


The Mist é um daqueles filmes que eu vou TÃO não ver ao cinema. Porque tem um título muito curto? Não. Porque é baseado num livro de Stephen King? Hmm, não sei. Porque envolve criaturas sangrentas? Hmm, talvez. Porque envolve cenas e cenas de brumas e de coisas que muito provavelmente vão saltar das brumas, provocando o meu imenso e aterrorizante susto? Hmm pois, acho que sim.

Mas, porque nem todos são como eu e muitos gostam mesmo da sua fair share de saltos na cadeira, aqui fica o trailer de The Mist, que conta com as participações de Thomas Jane, Marcia Gay Harden, entre outros.


(Notícia) Yes Man


É giro pensar que, algures no mundo, existe uma pessoa cuja profissão é argumentista de filmes cujo único propósito é o Jim Carrey poder trabalhar. AQUI ficam imagens de mais um filme escrito por este tal senhor. O título é Yes Man e a história consiste basicamente na vida de um homem que, durante um ano, se compromete a dizer que sim a tudo. O filme conta ainda com Zooey Deschanel e tem data marcada para 2009.

Etiquetas: , ,

(trailer) What Would Jesus Buy?

Aqui fica um trailer de um documentário cheio de letrinhas à Walt Disney e números assustadores.

domingo, novembro 04, 2007

(Notícia) Estoril European Film Festival

Porque as boas iniciativas merecem ser divulgadas...

Almodovar e Lynch em Portugal... weee!


Etiquetas: