sábado, fevereiro 25, 2006

(Crítica) X-Men

X-Men
de Bryan Singer
(2000)

"You know, people like you are the reason I was afraid to go to school as a child."

Já são muitas as bandas desenhadas da Marvel que foram transpostas para o grande ecrã mas não são assim tantas aquelas que deram origem a bons filmes. Especialmente depois de ver "coisas" como Daredevil ou Elektra é reconfortante rever uma adaptação deste calibre.
A história já quase todos conhecem e creio que não é necessário entrar em grandes detalhes. O mundo está dividido em dois grupos: humanos e mutantes. Quando o medo sentido pelos humanos provoca atitudes mais hostis em relação à comunidade mutante, um grupo de mutantes procura cortar o mal pela raíz e eliminar de vez a raça humana. Felizmente para nós, outros mutantes (Professor Xavier, Wolverine, Storm e companhia) farão os possíveis e os impossíveis para que tal não aconteça.
Um problema recorrente neste tipo de filmes é que o tempo despendido em cenas de acção recheadas de efeitos especiais (geralmente extenuantes) tem consequências nefastas nas personagens e na sua história (tão tocante como uma qualquer telenovela mexicana). Um dos méritos deste X-Men é exactamente não cair nesta armadilha - as cenas de acção estão presentes mas não são estupidamente longas e, sobretudo, são as cenas de acção que estão ao serviço do argumento e não o contrário. De facto, a história relativa ao medo e à segregação social por ele provocada é interessante e o desenvolvimento das personagens, embora pudesse ser bastante melhor, é sólido quanto baste.
O elenco está bem apetrechado e, em geral, os actores conseguem encarnar competentemente as suas personagens, pelo menos pelo meu termo de comparação - os desenhos animados (não li a banda desenhada). A destacar alguém os eleitos são Patrick Stewart e Ian McKellen, Professor Xavier e Magneto respectivamente.
X-Men é um bom filme. Não será o filme das vossas vidas e se perdurar nas vossas cabeças algum tempo após o seu visionamento é porque já eram fãs da série anteriormente. No entanto, para passar o início de tarde de um Sábado chuvoso é uma proposta de entretenimento extremamente simpática...
6/10

2 Comments:

Blogger Oliveira said...

X-men tem uma dos piores falas de sempre num filme:

Storm: Do you know what happens to a toad when it's struck by lightning?
[pause]
Storm: The same thing that happens to everything else.

Até me sinto mal só de me lembrar da cena.

6:55 da tarde  
Blogger Ricardo said...

LOL

Esqueceste-te de dizer que durante a pausa ela esturricou o outro participante no diálogo :P

7:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home