quarta-feira, maio 02, 2007

(Crítica) Brick

Brick
de Rian Johnson
(2006)

“You'd better be sure you wanna know what you wanna know”

Durante a longa espera desde que ouvi falar de Brick pela primeira vez (ao ser premiado em Sundance, 2005) até lhe conseguir pôr a vista em cima (no feriado de 1 de Maio, 2007), li várias opiniões sobre o filme. Uma delas ilustra na perfeição a minha: "Brick is a movie I admire more than I actually like"

Com diversas alusões ao cinema noir e artisticamente louvável, o filme de estreia de Rian Johnson gira em torno de Brendan (Joseph Gordon-Levitt - 3rd Rock from the Sun), um jovem com uma enorme capacidade de resolver problemas, tanto através do raciocínio extremamente astuto como da destreza física. Após anos à margem do que se passava no liceu que frequenta, Brendan recebe uma chamada enigmática da sua ex-namorada que desaparece dias depois, despoletando a sua veia de detective que vive para resolver um mistério...

Brick é um caso paradigmático, em que o seu maior trunfo é também a sua maior fraqueza. Se por um lado é admirável a forma como Rian Johnson conseguiu engendrar uma trama tão densa e, quase até ao final, imprevisível, é doloroso constatar que o realizador não foi capaz de fazer uma gestão muito eficiente da quantidade de informação com que bombardeia o espectador a uma velocidade exagerada. E esta é uma lacuna de grande importância, que fará com que muitas pessoas desliguem a meio ou passem ao lado de uma história que até está bem construída.

Talvez tenha sido fruto de alguma inexperiência, talvez tenha sido fruto das pressões que existiram para que se encurtasse a duração "excessiva" do filme. Seja como for, Brick, ainda que não seja um exercício plenamente conseguido, deixa muito boas indicações de Rian Johnson - um argumentista/realizador a acompanhar de perto que seguidamente irá dirigir Adrien Brody, Rachel Weisz e Mark Rufallo em The Brothers Bloom.

7/10

Etiquetas: , ,

4 Comments:

Blogger ritah said...

ai eu estive mesmo para alugá-lo este fds! vou já ver!

5:21 da tarde  
Blogger ritah said...

trau! nem aqui consegues largar a Winny-Weisz!

9:31 da tarde  
Blogger Ricardo said...

o que eu fiz foi serviço público contextualizado: informar sobre o novo projecto de um realizador em ascenção! 0:P

9:57 da tarde  
Blogger ritah said...

bs

10:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home