quarta-feira, janeiro 11, 2006

(Crítica) In Her Shoes

In Her Shoes foi uma das grandes surpresas de 2005 - ao entrar na sala de cinema nunca me tinha passado pela cabeça que um filme com um poster destes e com Cameron Diaz como cabeça de cartaz pudesse figurar na minha lista dos 10 melhores do ano. Mas a verdade é que tal aconteceu... e ainda bem que sim.

O filme é, sucintamente, uma junção muito bem conseguida de um filme de domingo à tarde com um drama emocional digno dessa designação. O argumento não é original e os clichets estão lá, mas estas são falhas facilmente desculpáveis atendendo ao resto do filme. Os desempenhos das duas protagonistas são sólidos e ajudam o argumento a equilibrar de forma muito competente uma veia cómica e uma sensibilidade pouco comum no cinema actual - foi, dos que vi, o único filme capaz de me molhar os olhos em 2005. In Her Shoes não é uma obra prima mas, quem me conhece bem, sabe que dizer que gostei muito de um filme que me pôs à beira de chorar é um elogio imenso.

(Ah, e o meu "obrigado" ao responsável pelo som nos cinemas do El Corte Inglês por matar uma das cenas mais fortes do filme, bem como o seu final... )

8/10