sexta-feira, janeiro 27, 2006

(Trailer) The Devil and Daniel Johnston

Estamos fartos de ouvir dizer que existe uma ténue linha a separar genialidade e loucura. Pois é nessa linha que caminha Daniel Johnston.

Este é um documentário que retrata a vida de Daniel e a sua criação artística que quase passou ao lado do resto do mundo. Houve no entanto uma altura em que esteve perto de atinguir o sucesso, conseguindo chegar à Mtv, mas a sua condição de maníaco-depressivo agravou-se e a oportunidade passou. Contudo foi crescendo um culto à sua volta e entre os fãs estavam (ou ainda estão) pessoas como David Bowie, Tom Waits, Beck ou Kurt Cobain, que por várias vezes foi visto com uma t-shirt sua (nomeadamente nuns prémios da Mtv) e que se referia a Daniel em várias entrevistas.

Hoje é um adulto na casa dos 40 e ganha a vida com a sua arte, quer a dar concertos e a vender álbuns, quer a fazer exposições e a vender os seus desenhos.

O documentário valeu o prémio para melhor realizador a Jaff Feuerzeig no festival de Sundance do ano passado e ganhou ainda um prémio do público no festival de São Francisco.